Diagnóstico da recuperação de resíduos sólidos na mesorregião serrana de Santa Catarina
Palavras-chave:
gerenciamento de resíduos sólidos, PEV, plataforma públicaResumo
O gerenciamento adequado dos resíduos sólidos é uma temática que todas as gestões públicas são responsáveis, para assegurar uma disposição correta dos resíduos sólidos e minimizar seus impactos ao ambiente. Esta pesquisa objetivou realizar um diagnóstico da recuperação de resíduos sólidos na Mesorregião Serrana de Santa Catarina. Para isso, utilizou-se dos dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA) e Instituto do Meio Ambiente (IMA). Identificaram-se os municípios que responderam ao Sistema Nacional, quanto o total gerado e recuperado de resíduos sólidos, e a existência de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) na Mesorregião. Percebeu-se uma baixa taxa de respostas, 10% dos municípios da Mesorregião responderam em relação à recuperação dos resíduos sólidos. Ressalta-se que, essa lacuna de informações, reforça a importância do preenchimento de dados constantes, necessitando de estratégias como, capacitação aos responsáveis pelo preenchimento das plataformas públicas, e ampliação das áreas com PEV’s, para que obtenham-se informações fidedignas e ampliem-se as taxas de recuperação de resíduos sólidos na Mesorregião Serrana.
Referências
ABREMA. Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2024. Disponível em: https://www.abrema.org.br/panorama/. Acesso em: 01 maio 2025.
BRASIL. Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 30 abril 2025.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Logística Reversa. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/meio-ambiente-urbano-recursos-hidricos-qualidade-a mbiental/logistica-reversa. Acesso em: 03 maio 2025.
GONÇALVES, J. O.; ROTH, C. G. Sensibilização ambiental no ambiente escolar: relação entre a geração dos resíduos sólidos e hábitos de consumo. Revista Eletrônica Científica da UERGS, v. 8, n. 1, p. 84–93, 2022. Disponível em: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/3033/548. Acesso em: 01 maio 2025.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Santa Catarina. 2018. Disponível em: https://www.aguas.sc.gov.br/jsmallfib_top/Estudos%20e%20Documentos/Plano_Estadual_Residuos_Solidos_SC.pdf. Acesso em: 25 abril 2025.