Letramento político e saúde: perspectiva da democracia no Sistema Único de Saúde

Autores/as

  • Antônio Luís Almeida Lugon 1Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde, Universidade do Planalto Catarinense, Lages, Santa Catarina, Brasil.
  • Mareli Eliane Graupe Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, Lages, Santa Catarina, Brasil.
  • Dalvan Antônio de Campos Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, Lages, Santa Catarina, Brasil.

Palabras clave:

letramento político, saúde, SUS

Resumen

Este trabalho explora as conexões entre letramento político e saúde, com foco no Sistema Único de Saúde (SUS) como conquista popular e exercício da cidadania. A metodologia envolveu análise de trabalhos científicos com pesquisa em Rildo Cosson, Marilena Chauí, José Murilo de Carvalho e Ricardo Henriques, além da contribuição histórica de Sérgio Arouca. Os resultados indicam que o letramento político, compreendido como a capacidade crítica de ler o mundo e participar ativamente da sociedade, possibilita aos cidadãos que compreendam o SUS, reivindiquem seus direitos e participem do controle social. Conclui-se que o investimento no letramento político consagra o SUS como um sistema de saúde democrático e equitativo, formando cidadãos conscientes e mais engajados na defesa do direito à saúde no Brasil.

Citas

AROUCA, S. O dilema preventivista: contribuição para a compreensão e crítica da medicina preventiva. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2003.

BORGES, L. F. F.; ALMEIDA, L. S. Letramento político e educação em direitos humanos: diálogos interdisciplinares. Revista Internacional de Educação em Direitos Humanos, v. 3, n. 1, 2020

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

CHAUI, M. A demolição da construção democrática da educação no Brasil sombrio. São Paulo: Editora Boitempo, 2021.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, R. Letramento político: trilhas abertas em um campo minado. Elegis, Brasília, n. 7, p. 49-58, 2011.

DANTAS, H. O caráter essencial da educação política e o desenvolvimento da democracia no Brasil. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XI, v. 3, p. 67-91, 2010.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FORLINI, D. B. Educação escolar e letramento político: um estudo com jovens do ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2015.

HENRIQUES, R. Letramento para a cidadania. O Globo, Rio de Janeiro, 10 fev. 2025. Coluna do Ricardo Henriques. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/ricardohenriques/coluna/2025/02/letramento-para-a-cidadania.ghtml. Acesso em: 12 maio 2025.

SANCHEZ, A. R. N; MACEDO, A. G. S. R. Letramento político: práticas de democracia e inclusão social. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 69., 2017, Belo Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: UFMG, 2017.

SANTOS, M. S. S. Letramento político na educação de jovens e adultos: um estudo de caso no município de Amargosa-BA. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2018

SILVA, A. P. S.; CARVALHO, I. M. M. O direito à saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) na perspectiva da cidadania. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 22, n. 6, p. 1026-1033, nov./dez. 2014.

Publicado

2025-09-25