Identificação dos resíduos sólidos em uma unidade industrial da construção civil

Autores

  • Mateus Alexandre Floriano
  • Lenita Agostinetto
  • Vilson Menegon Bristot

Palavras-chave:

Resíduos sólido, Produção mais limpa, Construção civil

Resumo

A pauta sobre preservação ambiental é discutida a tempos entre as nações e vem ganhando força nesses últimos anos devido a importância que o meio ambiente tem sobre a sociedade. Ações como reciclagem, produção mais limpa e destinação correta de resíduos são temas que beneficiam as indústrias de maneira ecológica, social e monetária. O estudo tem como objetivo de identificar os resíduos da construção civil gerados em uma indústria fornecedora de matéria-prima para construção civil, para isso foi observado o processo produtivo e identificar os resíduos sólidos que são produzidos nesta indústria e propor soluções nos preceitos da produção mais limpa. De modo geral a empresa produz resíduos como concreto curado, retalhos de ferros, pedaços de fita plástica e desperdícios com óleo. Todos os resíduos podem ter sua quantidade reduzida durante a produção, porém a geração de alguns resíduos é inevitável.  Alguns resíduos como aqueles que envolve óleo e plástico é indicado a reciclagem por terceiros ou a destinação correta e para os demais, tem a possibilidade da reciclagem interna.

Referências

GONÇALVES, T. H.; LEAL, A. C. Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos, Coleta Seletiva e Educação Ambiental na UFRHI Pontal do Paranapanema, São Paulo, e na Microrregião de Ceres, em Goiás. XIX Encontro Nacional de Geógrafos, 2018. p. 11.

HOECKESFELD, L. et al. A implementação da estratégia de produção mais limpa em uma indústria de pisos de madeira / Implementing a cleaner production strategy in a wood flooring industry. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 65503–65511, 2021.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

ONU, O. Das N. U. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015.

Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel>. Acesso em: 30 maio 2022.

PROVDANOV, C. C.; FREITAS, E. C. De. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SENAI-RS. Implementação de Programas de Produção mais Limpa. Porto Alegre, Centro Nacional de Tecnologias Limpas SENAI-RS/UNIDO/INEP, 2003. p. 46.

Downloads

Publicado

2023-11-16