Amostragem do trabalho aplicada à manutenção em ambientes urbanos

Autores

  • Júlia Ilze de Farias
  • Jeison Francisco de Medeiros

Palavras-chave:

Amostragem do trabalho, Manutenção, Infraestrutura

Resumo

Este trabalho teve por objetivo identificar o tempo padrão e a produtividade para atividades de manutenção de válvulas realizadas em ambientes externos urbanos no município de Lages-SC. A metodologia foi a amostragem de trabalho, sendo retirados dados de tempo a partir de relatórios de manutenção para realização dos cálculos nos meses de janeiro e fevereiro, cada um com 43 medições. Durante o mês de janeiro, cada uma das 43 manutenções ocorreu sem a presença de chuva. Em fevereiro, 19 manutenções foram realizadas sob essa condição climática. Assim, os resultados demonstram que o tempo padrão para as atividades de manutenção de válvula em janeiro foi de 28 min, enquanto em fevereiro o tempo foi de 33 min. A maior produtividade também ocorreu em janeiro, 19 válvulas, para 16 no mês de fevereiro. Posteriormente, os 86 dados de tempo foram reorganizados por faixa de horários, sendo verificado que o período matinal é o mais produtivo. Sugere-se que seja adotado como referência de tempo padrão o calculado para o mês de fevereiro devido ao tempo padrão ser maior e que atividades prioritárias de manutenção sejam realizadas no período da manhã, entre 8h e 12h, respeitando o cronotipo dos trabalhadores, tornando o planejamento de manutenção adequado e melhorando as condições de trabalho.

Referências

SILVA, A. V.; COIMBRA, R. R. C. Manual de Tempos e Métodos: princípios e técnicas do estudo de tempos. São Paulo. Hemus, 1980

MARINHO, B. C. A. Estudo sobre a produtividade e rendimento da mão- de-obra numa empresa do setor da Construção Civil. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Minho, Escola de Engenharia, Braga, 2019.

BORGES, E. R.; LOPES, J. V. B.; VILELA, F. F. A importância do tempo padrão para os sistemas produtivos. In: Congresso Científico da produção da Universidade do Vale do Sapucaí, III e IV, 2016, Pouso Alegre. Anais [...] Pouso Alegre: Univás, 2016. p.148 – 159.

NORDSTROM, J. A. A amostragem de trabalho. Revista de Administração de Empresas, v. 2, 1962.

MOURA, J. P. P. A. Ritmos biológicos, cronotipo e funções cognitivas: um estudo de campo. Tese (Doutorado) – Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, Aveiro, 2014.

OLIVEIRA, M. S. R. A relação entre a flexibilidade de horário no teletrabalho, o cronotipo e a produtividade do trabalhador. Dissertação (Mestrado) – Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Lisboa, 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-16