Reinoculação da soja com Bradyrhizobium japonicum visando sustentabilidade e produtividade

Autores/as

  • Andrei Luis Kraemer Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Eduardo de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Emerson Gabriel Cardoso dos Passos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luiz Eugênio Concari Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Matheus Solanha Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Sonia Purin da Cruz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palabras clave:

Inoculação. Microrganismo. Meio ambiente

Resumen

A cultura da soja demanda grande quantidade de fertilizantes para produção do grão, que é seu principal produto, e desta maneira a utilização de fertilizantes minerais em excesso podem trazer malefícios para o meio ambiente. Uma alternativa viável e que vem sendo muito pesquisada e utilizada para evitar esta situação é a inoculação, prática que vem sendo adotada com bastante sucesso pelos agricultores. A partir disto vem se estudando a prática da reinoculação, que consiste em aplicar o inoculante no solo após a emergência das plantas, em associação com inoculação padrão da semente. O presente trabalho objetivo avaliar o efeito da reinoculação do Bradyrhizobium japonicum em diferentes estádios fenológicos para melhor desenvolvimento da cultura, bem como nodulação. Diante disto foi realizado um experimento em blocos totalmente casualizados para avaliar o efeito da reinoculação nos estádios VC; V2 e V4 da cultura da soja. Os valores de nodulação observados com o T2 (reinoculação em VC) foram superiores aos demais tratamentos avaliados. Para a parte aérea fresca, o tratamento de inoculação padrão apresentou 13,34 g, já os demais tratamentos onde as plantas foram reinoculadas apresentaram massa entre 15,97g e 16,57g, demonstrando o efeito positivo da reinoculação. Portanto conclui-se que a reinoculação traz efeitos benéficos para cultura e também financeiro para o produtor.

Citas

ARAUJO, S. C. Nitrogênio na soja: uma estratégia vitoriosa. AgroANALYSIS, v. 42, n. 9, p. 22-23, 2022.

GAZZONI, D. L. A sustentabilidade da soja no contexto do agronegócio brasileiro e mundial. 2013.

HUNGRIA, M.; CAMPO, R. J.; MENDES, I. de C. Fixação biológica do nitrogênio na cultura da soja. 2001.

LOURENCO, A.C.E. Reinoculação de rizóbio em diferentes estádios de crescimento do feijoeiro. 2021. 65 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO, 2021.

MORETTI, L. G. et al. Inoculação adicional pode aumentar a nodulação da soja e a produtividade de grãos? Revista de Agronomia, v. 110, n. 2, p. 715-721, 2018.

ZAGO, L. F. et al. Inoculação de diferentes doses de Bradyrhizobium por cobertura e seu efeito na cultura da soja. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, v. 21, n. 2, p. 65-69, 2018.

Publicado

2023-11-16