Coinoculação de azevém com Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens como alternativa para a agricultura sustentavel

Autores/as

  • Vinicius José Farias Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mateus Solanha Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Tatiele Baroncello Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Abílio Spautz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Kelen Cristina Basso Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Sonia Purin da Cruz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palabras clave:

Fixação biológica de nitrogênio. Pastagem degradada

Resumen

O sistema pecuário é uma das principais fontes de renda no Brasil e se baseia na utilização de pastagens para nutrir os animais. No entanto, as pastagens brasileiras apresentam baixa produtividade devido ao manejo incorreto e a falta de nutrientes, especialmente de nitrogênio. Este estudo tem como objetivo usar a coinoculação com Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens como uma alternativa para a produção de pastagens de inverno, mantendo a qualidade dos pastos e reduzindo os gastos com fertilizantes a pastagem estudada no experimento foi o azevém. O experimento foi conduzido em delineamento em blocos casualizados (DBC) com 6 tratamentos e 5 repetições, sendo T1 – Testemunha; T2- 100% da dose de nitrogênio; T3- 50% da dose de nitrogênio; T4- 50% da dose de nitrogênio + Azospirillum brasilense; T5- 50% da dose de nitrogênio + Pseudomonas fluorescens; T6 50% da dose de nitrogênio + Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens. Os dados foram submetidos a análise de variância simples (ANOVA), e as diferenças avaliadas pelo teste de Scott-Knott a 5% e 10%. Os tratamentos T4 e T5 apresentaram resultados semelhantes e superiores ao tratamento T2. Conclui-se que a técnica de coinoculação não apresenta resultados significativos para o azevém, porém quando avaliadas de maneira individual as bactérias apresentaram potencial produtivo desta forma sendo componente importante na recuperação de áreas de pastagem degradada.

Citas

AHEMAD, M; KIBRET, M. Mechanisms and applications of plant growth promoting rhizobacteria: current perspective. Journal of King Saud University-Science, v. 26, n. 1, p. 1-20, 2014.

BATISTA, K.; MONTEIRO, F. A. Respostas morfológicas e produtivas do capim- marandu adubado com doses combinadas de nitrogênio e enxofre. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 35, p. 1281-1288, 2006.

BENETT, C. G. S. et al. Produtividade e composição bromatológica do capim-marandu a fontes e doses de nitrogênio. Ciência e Agrotecnologia, v. 32, p. 1629-1636, 2008.

CABRAL, C. E. A. et al. Impactos técnico-econômicos da adubação de pastos. Nativa, v. 9, n. 2, p. 173-181, 2021.

DUARTE, C. F. D. et al. Inoculation of plant growth-promoting bacteria in Urochloa ruziziensis. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e630985978, 2020.

NOGUEIRA, M. A. et al. Ações de transferência de tecnologia em inoculação/coinoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum na Cultura da soja na safra 2017/18 no Estado do Paraná. Londrina: Embrapa Soja, 2018.

TEDESCO, M. J. et al. Análises de solo, plantas e outros minerais. Departamento de Solos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. n. 5, ed. 2, 174p, 1995.

Publicado

2023-11-16