Chamadas
Chamada nº 01/2025 - Dossiê Temático
PPGE UNIPLAC: 20 anos de trajetória, produção de conhecimento e compromisso social
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e a equipe editorial da Revista EDUPALA têm a honra de convidar pessoas pesquisadoras, estudantes e egressas de graduação e pós-graduação, docentes e demais profissionais da Educação e áreas afins a submeterem artigos para o Dossiê Temático PPGE UNIPLAC: 20 anos de trajetória, produção de conhecimento e compromisso social. Esta chamada comemorativa visa não apenas celebrar as duas décadas de existência do Programa, mas, sobretudo, promover um balanço crítico e prospectivo das pesquisas, dos debates e das transformações que marcaram o campo educacional no Brasil e na América Latina neste período, a partir do lócus de produção de conhecimento consolidado pelo PPGE.
A trajetória do PPGE da UNIPLAC teve seu marco inicial em meados de 2005, com o ingresso de sua primeira turma de quinze mestrandos, um projeto que nascia com a audaciosa missão de "promover a formação humana de docentes e pesquisadores com visão interdisciplinar, de elevado nível acadêmico e com compromisso científico, ético, político e social, visando ao desenvolvimento regional e nacional sustentável". Desde sua concepção, o Programa se caracterizou por uma profunda inserção em sua comunidade, buscando responder às demandas formativas e investigativas do Planalto Catarinense e, progressivamente, expandindo sua relevância para o cenário nacional.
O percurso de consolidação institucional do PPGE é marcado por uma sucessão de conquistas que atestam sua excelência e seu amadurecimento acadêmico, culminando na obtenção da Nota 4 na Avaliação Quadrienal da CAPES (2017-2020), um indicador que não apenas reflete a qualidade da produção científica de seu corpo docente e discente, mas também a robustez de sua proposta pedagógica e seu impacto social. O vínculo do Programa com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) reforça ainda mais seu posicionamento como um ator relevante no diálogo acadêmico nacional.
O ano de 2025, que marca o vigésimo aniversário do Programa, é também o ano que inaugura uma nova e promissora etapa em sua história: o início do curso de Doutorado em Educação. A cerimônia de inauguração, que contou com a presença simbólica de egressos das primeiras turmas, representa mais do que uma expansão de nível; ela significa a consolidação de um ciclo completo de formação de pesquisadores, atestando a maturidade intelectual e a capacidade do PPGE de gerar conhecimento de fronteira. A passagem do Mestrado para o Doutorado não é apenas um crescimento vertical, mas um testemunho da capacidade institucional de construir, ao longo de vinte anos, uma base sólida de pesquisa, uma cultura acadêmica vibrante e um corpo docente qualificado, capaz de sustentar a formação de doutores.
Este dossiê temático, portanto, nasce deste momento histórico. Ele se propõe a ser um espaço de convergência para reflexões que dialoguem com a trajetória do PPGE, mas que a transcendam, conectando as experiências e investigações locais e regionais com os grandes debates que atravessam a educação contemporânea. Convidamos a comunidade acadêmica a contribuir para este registro histórico e, ao mesmo tempo, para a construção de futuras agendas de pesquisa, reafirmando o papel da pós-graduação como um espaço vital para a produção de conhecimento crítico e para o fortalecimento da democracia.
Escopo e eixos temáticos do dossiê
O Dossiê Temático “PPGE UNIPLAC: 20 anos de trajetória, produção de conhecimento e compromisso social” acolherá artigos científicos, ensaios originais e inéditos, relatos de experiência, resenhas e entrevistas que abordem, de forma crítica e aprofundada, questões pertinentes ao campo da Educação. Em consonância com o propósito da Revista EDUPALA, que busca “contribuir para a integração entre as pessoas que produzem conhecimentos pertinentes à Educação e ao fortalecimento da democracia nos países da América Latina”, o dossiê valorizará trabalhos que estabeleçam diálogos entre o contexto brasileiro e outras realidades latino-americanas. O Congresso Internacional EDUPALA - Educação na América Latina, origem do nome desta Revista, é a inspiração do presente dossiê, que encoraja a submissão de trabalhos que se proponham a "sulear" as perspectivas epistemológicas, ou seja, a pensar a educação a partir de referenciais do Sul Global, desafiando paradigmas hegemônicos e valorizando saberes e práticas contextualizadas.
A estrutura do dossiê foi concebida para refletir a identidade intelectual do PPGE, organizando-se em torno de suas duas linhas de pesquisa, abrigadas sob a área de concentração em Educação. Estas linhas não devem ser vistas como compartimentos estanques, mas como pólos de um diálogo fértil e necessário. A primeira linha, “Políticas e Fundamentos da Educação”, volta-se para as macroestruturas, as normativas e os alicerces discursivos, políticos e filosóficos que configuram os sistemas educacionais. A segunda, “Processos Socioculturais em Educação”, mergulha nas microdinâmicas, nas práticas vividas e nas manifestações culturais que dão forma e sentido à educação no cotidiano. Acreditamos que as análises mais potentes emergem precisamente da intersecção desses dois olhares, examinando como as grandes políticas são refratadas, negociadas e ressignificadas nas práticas locais, ou como as experiências socioculturais desafiam e demandam novas formulações políticas e teóricas.
As submissões deverão se alinhar a um dos seguintes eixos temáticos:
- Eixo Temático 1: Políticas e Fundamentos da Educação
Este eixo convida à submissão de trabalhos que investiguem as dimensões estruturais, históricas, filosóficas e políticas da educação. Acolhem-se análises que problematizem os fundamentos e as práticas educacionais e institucionais, bem como as disputas de poder e os projetos de sociedade que se materializam nas políticas públicas.
- Eixo Temático 2: Processos Socioculturais em Educação
Este eixo temático abre espaço para estudos que explorem a educação como um fenômeno intrinsecamente social e cultural, situado no tempo e no espaço. Busca-se compreender como os processos educativos se entrelaçam com as dinâmicas socioculturais, as relações e produções identitárias, a/s sustentabilidade/s e saberes plurais, as diferenças e as inovações técnico-científico-informacionais, tanto em espaços formais quanto não formais.
Cronograma e normas para submissão
A fim de garantir a organização e a qualidade do processo editorial, solicita-se aos autores que observem rigorosamente o cronograma e as diretrizes a seguir.
Prazos e datas importantes:
- Data-limite para envio dos trabalhos: 09 de fevereiro de 2026.
- Período de avaliação pelos pares: fevereiro a junho de 2026.
- Comunicação dos resultados aos autores: até o final de julho de 2026.
- Previsão de publicação do dossiê: a partir de agosto de 2026.
Diretrizes gerais para autores
- Originalidade e ineditismo: os manuscritos submetidos devem ser originais e inéditos, não podendo estar em processo de avaliação simultânea por outro periódico.
- Idiomas de submissão: serão aceitas contribuições redigidas em português, espanhol ou inglês, visando ampliar o alcance e o diálogo internacional do dossiê.
- Processo de avaliação por pares: todos os trabalhos recebidos serão submetidos a uma avaliação inicial pela equipe editorial do dossiê para verificar sua pertinência ao escopo temático e o cumprimento das normas gerais. Os artigos aprovados nesta etapa serão encaminhados para o processo de avaliação por pares duplo-cega (double-blind peer review), sendo analisados por, no mínimo, dois pareceristas ad hoc especialistas na temática. A decisão final sobre a publicação caberá aos organizadores do dossiê em conjunto com o corpo editorial da Revista EDUPALA.
- Ética em Pesquisa: pesquisas que envolvam seres humanos devem, obrigatoriamente, declarar o cumprimento de todos os procedimentos éticos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo a aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), quando aplicável. Esta informação deve ser mencionada no corpo do texto.
Instruções para formatação e submissão
A adequação do manuscrito às normas do periódico é um critério fundamental para a aceitação do trabalho. A falta de conformidade com as diretrizes resultará na devolução do artigo antes mesmo do início do processo de avaliação por pares.
- Normas da Revista: Todos os autores são responsáveis por consultar e seguir estritamente as "Diretrizes para Autores" disponíveis na página oficial da Revista EDUPALA. As normas de formatação (ABNT ou outra), estrutura do artigo, limites de palavras, formatação de citações e referências devem ser rigorosamente observadas.
- Plataforma de Submissão: As submissões devem ser realizadas exclusivamente por meio do sistema eletrônico da Revista EDUPALA. É necessário que os autores realizem seu cadastro na plataforma para poderem submeter o manuscrito e acompanhar o andamento do processo editorial. O link para a plataforma é: https://rlas.uniplaclages.edu.br/index.php/edupala/about/submissions.
- Garantia do anonimato: para assegurar a integridade do processo de avaliação cega, os autores devem remover qualquer informação que possa identificá-los do corpo do manuscrito e das propriedades do arquivo. Nomes, afiliações institucionais, agradecimentos ou referencias a projetos financiados que possam revelar a autoria devem ser omitidos da versão submetida para avaliação. As informações de autoria deverão ser preenchidas apenas nos campos designados na plataforma de submissão.
Contamos com a valiosa contribuição da comunidade acadêmica para construir um dossiê que, ao celebrar a história, contribua à pesquisa em Educação.
Equipe Editorial / Organizadores do dossiê
Organizadores/as:
- Prof. Dr. Jaime Farias Dresch (PPGE UNIPLAC)
- Profa. Dra. Naiara Gracia Tibola (PPGE UNIPLAC)
- Prof. Dr. José Douglas Alves dos Santos (PPGE UNIPLAC)