Diretrizes para Autores e Autoras

Diretrizes para Autores e Autoras

1. Idiomas e traduções:

São aceitos textos em português, inglês ou espanhol. Todos os textos devem apresentar o título, o resumo e as palavras-chave em pelo menos dois idiomas distintos. Textos em inglês devem conter também essas informações em português ou espanhol. A publicação se dará no idioma original do manuscrito.

2. Originalidade e ineditismo:

O artigo deve ser inédito, com contribuição relevante ao campo educacional, e não deve estar sendo avaliado simultaneamente por outro periódico.

3. Titulação mínima:

Aceitam-se artigos de, no máximo, três autores. Pelo menos um dos autores deve possuir o título de doutor ou mestre. Não são aceitos textos de autoria ou coautoria exclusiva de estudantes de graduação, graduados, especialistas ou mestrandos.

4. Submissão e identificação:

O texto deve ser enviado via sistema de submissão online, sem qualquer identificação de autoria no corpo do manuscrito ou nas propriedades do arquivo. Os metadados de todos os autores devem ser preenchidos integralmente, incluindo o número do ORCID.

5. Estrutura do artigo:

Título com no máximo 15 palavras, claro e representativo, fonte Times New Roman, tamanho 12, em maiúsculas, espaçamento 1,5, centralizado;

Resumo entre 150 e 250 palavras;

De três a cinco palavras-chave;

Introdução, contendo objetivo e síntese do referencial teórico e metodológico da pesquisa.

Texto com argumentação consistente, referencial teórico adequado, descrição dos aspectos metodológicos, análise de dados e correção linguística.

6. Formatação do manuscrito:

Arquivo em formato Word (.doc ou .docx);

Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5;

Resumo, Abstract, Resumen sem recuo, espaçamento 1,0;

Palavras-chave logo abaixo do Resumo, sem recuo, espaçamento 1,0;

Um espaço (enter) em branco entre títulos e subtítulos, espaçamento 1,5;

Margens: 3 cm (superior e esquerda), 2 cm (inferior e direita);

Citações com mais de três linhas: recuo de 4 cm, tamanho 10, espaçamento 1,0 (simples);

Texto justificado; referências alinhadas à esquerda, com espaçamento simples e entrelinhas simples.

7. Extensão:

Artigos: 12 a 25 páginas (incluindo referências e resumo);

Ensaios: até 20 páginas;

Relatos de experiência: até 15 páginas;

Resenhas: até 2.000 palavras, sem ilustrações, apenas de obras completas e recentes (últimos 3 anos, exceção a obras de reconhecido relevo científico);

Entrevistas: até 10 páginas (preferencialmente por convite).

 

8. Figuras e tabelas:

Preto e branco, numeradas e com título e fonte;

Devem ser enviadas em formato editável (Word ou Excel).

9. Notas de rodapé:

Apenas explicativas, numeradas sequencialmente;

Não são permitidas notas bibliográficas.

10. Referências:

Devem seguir as normas da ABNT (NBR 6023), organizadas por ordem alfabética, com os nomes completos dos/as autores/as, sem abreviar. Exemplos:

Livro:

HAN, Byung-Chul. A expulsão do outro: sociedade, percepção e comunicação hoje. Tradução de Lucas Machado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

Capítulo de livro:

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. O ódio à educação pública: a escola como o marco da democracia. In: MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014, p. 95-121.

Artigo de revista:

HABOWSKI, Adilson Cristiano; RATTO, Cleber Gibbon . O brincar das crianças e os discursos sobre o digital: risco e dispositivo da periculosidade. Educar em Revista, Curitiba, v. 41, e88739, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/DkrbXDGPtNLQSjqxjcyMXjh/?lang=pt. Acesso em: 17 nov. 2025.

Texto eletrônico:

UNICEF. Situation Report. August 2025. Disponível em: https://www.unicef.org/sop/topics/situation-report. Acesso em: 17 nov. 2025.

Tese ou Dissertação:

SILVA, Isabela Dutra Correa da. Infantocracia: deslocamentos nas formas de compreender e viver o exercício do governamento infantil na racionalidade neoliberal. Orientador: Alfredo Veiga-Neto. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação, Porto Alegre, 2018.

Legislação:

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portaria nº 109, de 25 de abril de 2025. Disciplina o processo de Avaliação de Permanência dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu no país. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 2025.

 

Resenhas: não devem ultrapassar duas mil palavras. É indispensável a indicação da referência completa da obra resenhada ou comentada. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada aos artigos. Não é permitido inserir tabelas e/ou ilustrações. Somente são aceitas resenhas de obras inteiras. São rejeitadas resenhas de capítulos ou partes de livro. As resenhas devem contemplar obras publicadas até três anos de sua primeira edição, exceção a obras de reconhecido relevo científico. Devem apresentar a seguinte sequência: título, nome do resenhista, instituição a que pertence, referência completa da obra, texto. As resenhas podem ser enviadas em português, inglês ou espanhol. Aceitam-se resenhas de mestrandos e doutorandos.

Entrevistas: serão publicadas a convite do Editor e de propositores de seções temáticas e direcionadas a pesquisadores de reconhecida competência científica nacional e/ou internacional.

Seções temáticas: As proposições de seções temáticas serão recebidas mediante edital específico publicado na página da Revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista são usados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Declaração de Direito Autoral

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 4.0 International License