Análise do desenvolvimento inicial da cultura da soja com diferentes estirpes isoladas e combinadas de Bradyrhizobium
Palavras-chave:
Bradirizóbios, bactérias fixadoras de nitrogênio, Glycine max.Resumo
A degradação do solo é uma das principais preocupações da atualidade e é neste contexto que a fixação biológica de nitrogênio se torna uma alternativa para o sistema agrícola, buscando maior produtividade com métodos mais sustentáveis. O trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes combinações de bactérias fixadoras de nitrogênio sobre o desenvolvimento e crescimento inicial da cultura da soja, considerando que os efeitos individuais como inoculantes comerciais já são conhecidos, mas os efeitos combinados ainda são insuficientemente explorados. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado na Fazenda Experimental Agropecuária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Curitibanos, em parceria com a empresa Biosphera Agro Solutions, utilizando nove tratamentos e cinco repetições, com análise de variáveis como altura de planta, massa de parte aérea, massa de raiz e nodulação. Os resultados mostraram que certas combinações de estirpes, especialmente nos tratamentos T7 e T8, proporcionaram incrementos significativos no desenvolvimento vegetal em comparação a estirpes isoladas, com destaque para o aumento da altura e da massa de raízes e parte aérea. Também foi verificada maior nodulação em combinações específicas, sugerindo potencial no uso destas como inoculantes comerciais para a cultura da soja. Por fim, a combinação de estirpes de Bradyrhizobium pode ser uma alternativa promissora para melhorar o desempenho inicial da soja, apontando a necessidade de mais pesquisas para consolidação dessas práticas.
Referências
CHERUBIN, Maurício Roberto; CARVALHO, Martha Lustosa; RODRIGUES, Marcos. Saúde do solo: entendendo os conceitos, relevância e suas aplicações na agricultura e meio ambiente. Informações agronômicas Nutrição de plantas, n. 18, p. 15-23, 2023.
CONAB. COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Ajustes na área de milho e soja resultam em uma produção de 295,45 milhões de toneladas na safra 2023/2024. Brasília: Companhia Nacional de Abastecimento. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/conab/pt-br/assuntos/noticias/ajustes-na-area-de-milho-e-soja-resultam-em-uma-producao-de-295-45-milhoes-de-toneladas-na-safra-2023-2024-1. Acesso em: 10 abr. 2025.
GANEN, Julia dos Santos. Avaliação da nodulação da soja com estirpes comerciais de Bradyrhizobium de forma isolada e combinada em casa de vegetação. 2024. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Universidade Federal de Santa Catarina, Curitibanos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257715. Acesso em: 24 abr. 2025.
HIRAKURI, Marcelo Hiroshi; LAZZAROTTO, Joelsio José. O agronegócio da soja nos contextos mundial e brasileiro. 2014.
HUNGRIA, Mariangela; MENDES, Iêda Carvalho; CAMPO, Rubens José. A importância do processo de fixação biológica do nitrogênio para a cultura da soja: componente essencial para a competitividade do produto brasileiro. 2007.
ZILLI, Jerri Édson; CAMPO, Rubens José; HUNGRIA, Mariangela. Eficácia da inoculação de Bradyrhizobium em pré-semeadura da soja. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 45, p. 335-337, 2010.