Saúde mental dos professores e possibilidades de intervenções: uma revisão da literatura

Autores/as

  • Magda Macedo Madalozzo 1 Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Silvana Regina Ampessan Marcon Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Alexandra Carol Cioato Graduação em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Fernanda Bitencourt Prigol Graduação em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Morgana Menegat Cavalheiro Graduação em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Valentina Del Pino Borghetti Graduação em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Palabras clave:

saúde mental, professores, intervenções

Resumen

O presente estudo realizou uma revisão integrativa de literatura com o objetivo de analisar publicações recentes sobre a saúde mental dos professores, identificando os principais fatores de risco e proteção, bem como possíveis intervenções para esse contexto de trabalho. A busca foi realizada na base de dados Scopus, resultando na seleção de 66 artigos publicados nos últimos cinco anos. Os resultados evidenciaram alta prevalência de sintomas como estresse, ansiedade, depressão e burnout entre docentes, influenciados por sobrecarga de trabalho, precarização das condições laborais e baixa valorização profissional. Fatores protetivos como apoio social, resiliência e práticas de autocuidado mostraram-se relevantes, mas insuficientes diante dos desafios enfrentados, implicando em intervenções que envolvem ações nos âmbitos individual, institucional e político. Conclui-se que a promoção da saúde mental dos professores demanda estratégias intersetoriais que priorizem o bem-estar desses profissionais como elemento essencial para a qualidade do ensino e para a sustentabilidade da profissão, contribuindo para a construção de ambientes educacionais mais saudáveis e humanizados.

Citas

AGYAPONG, B. et al. Improving mental health literacy and reducing psychological problems among teachers in Zambia: protocol for implementation and evaluation of a Wellness4Teachers email messaging program. JMIR Research Protocols, v. 12, 2023.

AHMED, G. H. A. Special education teachers' mental health after reopening schools during COVID-19. PLOS ONE, v. 18, n. 5, 2023.

ANTONINI, F. O. et al. Reflexões sobre a saúde mental do professor: possibilidades para promover a saúde do trabalhador. Enfermagem em Foco, v. 14, 2023.

BEAMES, J. R. et al. Intervention programs targeting the mental health, professional burnout, and/or wellbeing of school teachers: systematic review and meta-analyses. Educational Psychology Review, v. 35, p. 26, 2023.

BOUIZZAL, F. et al. Job precarity impacts the mental health of contractual teachers in Morocco: between fatigue and psychological distress. Pan African Medical Journal, v. 48, 2024.

CARVALHO, V. D. Papéis na organização, conflito trabalho-família, satisfação laboral e saúde mental de docentes em relação com o comprometimento organizacional afetivo. Cadernos de Saúde Pública, v. 40, n. 10, 2024.

CAVALLARI, J. M. et al. Impact of work schedule characteristics on teacher mental health and burnout symptoms while remote working. American Journal of Industrial Medicine, v. 66, n. 10, p. 884–896, 2023.

CORTHORN, C. et al. Mindfulness, teacher mental health, and well-being in early education: a correlational study. BMC Psychology., v. 12, 2024.

DE RUBEIS, V. et al. A associação entre sofrimento do professor e resultados de saúde mental dos alunos: um estudo transversal com dados da pesquisa de saúde mental escolar. BMC Psychology, v. 12, 2024.

DIEHL, L.; MARIN, A. H. Mental disorders in Brazilian teachers: systematic review of literature. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 7, n. 2, p. 64–85, 2016.

EKAWATI, E. et al. Emotional burnout and mental health predictors among female preschool teachers. Media Publikasi Promosi Kesehatan Indonesia (MPPKI), v. 8, n. 3, p. 221–231, 2025.

ESTRADA-ARAOZ, E. G. et al. Saúde mental pós-pandemia: sofrimento psicológico e síndrome de burnout em professores do ensino básico regular. Ciência e Sociedade, v. 12, n. 5, p. 279, 2023.

FANG, G. et al. Mental health of primary and secondary school teachers in the remote mountain areas. Medicina, v. 59, n. 5, p. 971, 2023.

GADERMANN, A. M. et al. Teacher mental health and workplace well-being in a global crisis: Learning from the challenges and supports identified by teachers one year into the COVID-19 pandemic in British Columbia, Canada. PLOS ONE, v. 18, n. 8, 2023.

GUAMÁN-GUEVARA, M. D.; TENEDA, W. Teachers’ mental health issues associated with the university reopening at the onset of the post-COVID-19 era in Ecuador. Revista Venezolana de Gerencia, v. 28, n. 9, p. 796-809, 2023.

GUO, M.; JIANG, S. Structural modeling of EFL/ESL teachers’ physical activity, mental health, psychological well-being, and self-efficacy. BMC Psychology, v. 11, n. 1, p. 343, 2023.

HE, L. Comprehensive evaluation of humanistic qualities and mental health of computer science teachers based on biomechanical algorithms. Molecular & Cellular Biomechanics, v. 22, n. 1, p. 469, 2025.

JANSSEN, M. et al. Effects of mindfulness-based stress reduction and an organizational health intervention on Dutch teachers’ mental health. Health Promotion International, v. 38, n. 3, 2023.

JIN, R. et al. Empathy and mental health of preschool teachers: A latent profile analysis. Psychology Research and Behavior Management, v. 18, p. 255-269, 2025.

LOPES, L. A. S.; NOVAIS, L. F. Estado de conhecimento sobre saúde mental dos professores na educação básica. Revista AlembrA, v. 5, n. 10, p. 24–47, 2023.

LUO, P. et al. Mental health status and influencing factors of retired teachers. Frontiers in Public Health, v. 12, 2024.

LÜTKE LANFER, S. S. et al. Online vs. face-to-face group coaching to promote teachers’ mental health: an exploratory field study in German teachers. Frontiers in Digital Health, v. 7, 2025.

MOLERO, M. M. et al. Humanization, adaptation to change, and mental health in teachers in three European countries. European Journal of Psychology Applied to Legal Context, v. 16, n. 1, p. 17–25, 2024.

ORREGO, V. El impacto del COVID-19 en la salud mental de los docentes chilenos. Psykhe, v. 33, n. 1, 2024.

PINHO, P. S. et al. Occupational stress, mental health, and gender among higher education teachers: an integrative review. Saúde e Sociedade, v. 32, n. 4, 2023.

QIAN, G. et al. Perceived stress and mental health literacy among Chinese preschool teachers: a moderated mediation model of anxiety and career resilience. Psychology Research and Behavior Management, v. 16, p. 3777–3785, 2023.

REHMAN, S. et al. The mediating roles of self-compassion and emotion regulation in the relationship between psychological resilience and mental health among college teachers. Psychology Research and Behavior Management, v. 17, p. 4119-4133, 2024.

ROMANO, G. V. S. et al. Mental health outcomes following a four week online training on social emotional and ethical learning for public school teachers. Scientific Reports, v. 15, 2025.

RUANO, Á. M. et al. Las intervenciones socioeducativas en estudiantes de magisterio para reducir el estigma en la salud mental. Psicologia e Educação, v. 29, n. 1, p. 101–107, 2023.

SABEDINI, H.; CEKA, D. The relationship between workload and mental health of university teachers in Kosovo. Nurture, v. 18, n. 2, p. 489–497, 2024.

SACKEY, E. T. et al. Disaster exposure and mental health among Puerto Rican teachers after Hurricane Maria. Journal of Traumatic Stress, v. 36, p. 1066–1076, 2023.

SÁEZ-DELGADO, F. et al. Mental health in school teachers: an explanatory model with emotional intelligence and coping strategies. Electronic Journal of Research in Education Psychology, v. 21, n. 61, p. 559–586, 2023.

SANTOS, K. D. A. et al. Saúde mental, autocompaixão e sentido de vida em professores da educação básica na pandemia da Covid-19. Educação e Pesquisa, v. 50, 2024.

SEIBT, R.; KREUZFELD, S. Working time reduction, mental health, and early retirement among part-time teachers at German upper secondary schools – A cross-sectional study. Frontiers in Public Health, v. 11, 2023.

SILVA, W. M. et al. Fatores que impactam a saúde mental e emocional dos professores e estratégias de enfrentamento. Revista Científica Multidisciplinar, v. 5, n. 9, 2024

TREVISAN, J. C. O trabalho docente e a saúde mental dos professores do ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, v. 15, n. 3, p. 1088-1097, 2024.

UGWUANYI, C. Management of mental health problem among primary school teachers using Rational-emotive Behavior Therapy. The Open Public Health Journal, v. 16, 2023.

WU, X.; ZHUO, L. Relationship between mental health and job competence of college teachers: application of sentiment analysis algorithm. Environmental Psychology and Social Psychology, v. 9, n. 4, 2024.

Publicado

2025-09-25