A importância da gestão de urbanismo pública e privada na manutenção da saúde socioemocional
Palabras clave:
Saúde mental, Lazer, DiversãoResumen
O estudo desenvolvido se refere ao lazer em espaços públicos e privados e os benefícios do mesmo em relação a saúde física e mental na atualidade, tendo por objetivo geral, caracterizar o andamento do urbanismo local e regional em relação ao assunto supracitado. Como objetivos específicos investigou-se a região Oeste de Santa Catarina. Para a pesquisa de campo do estudo foi utilizado método indutivo. Em relação aos métodos específicos, se enquadrou no método observacional. Quanto aos fins ou objetivo, foi de caráter descritivo. Quanto aos meios ou objeto, foi uma pesquisa de caráter acadêmico, buscando conhecimento sobre o assunto. Buscou-se baseio em autores e livros onde o assunto já havia sido discutido anteriormente. Quanto aos resultados, se percebeu uma grande dificuldade da concretização de espaços de lazer público e privado, pelo pouco conhecimento dos gestores quanto a importância desses quesitos na vida cotidiana das pessoas que poderiam estar a disfrutar mais destes locais. A gestão municipal tendo a maioria das responsabilidades também tem muitos desafios que vão desde a escolha do secretário municipal com perfil adequado para a função, há ainda o desafio do financiamento e da contratualização de serviços privados quando público não possui possibilidades de atender a demanda populacional. Desta forma, conclui-se que este estudo possibilitou entender conceitos, vivenciar situações, diagnosticar suposições empíricas e sugerir melhorias que devem refletir na melhoria da gestão de urbanismo.
Citas
ANTUNES, M. T. P. Capital Intelectual. São Paulo: Atlas, 2000.
BOOG, G. G. O Desafio da Competência: Como sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo e preparar-se para o futuro. São Paulo: Best Seller, 2004. 240 p.
CARAVANTES, G. R. Teoria Geral da Administração: pensando & fazendo. 4. ed. Porto Alegre: AGE, 2003.
CHIAVENATO, I. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 205 p.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 457. p.
CHIAVENATO, I. Remuneração, benefícios e relações de trabalho. São Paulo: Atlas, 1998. 189. p.