Crescimento de grama missioneira gigante (Axonopus catharinensis) em solo contendo doses crescentes de cobre
Palabras clave:
Axonopus catharinensis, elementos-traço, fitorremediaçãoResumen
A grama missioneira gigante (Axonopus catharinensis) apresenta rápido crescimento, alta capacidade de perfilhamento e produção significativa de biomassa, tornando-se uma opção promissora para a recuperação de áreas degradadas. No entanto, pouco se sabe sobre seu desempenho em solos contaminados por elementos-traço, como o cobre. O objetivo deste estudo consistiu em avaliar o crescimento da grama missioneira gigante em solos contendo doses crescentes de cobre e seu potencial de acúmulo de cobre nas raízes e parte aérea. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando um delineamento inteiramente casualizado. Foram analisados, in vivo, o índice SPAD, e após a colheita, os teores de CuSO₄ nas raízes e parte aérea. Os teores de cobre na parte aérea e raiz foram utilizados para calcular os fatores de translocação e bioconcentração do cobre nas plantas. Os dados foram submetidos à análise de variância e de regressão ao nível de 5% de significância, e à análise multivariada através do teste dos componentes principais (PCA) utilizando o software Minitab. A grama missioneira gigante apresenta desempenho como fitoestabilizadora, uma vez que acumula altas quantidades de cobre nas raízes, sendo promissora para projetos de recuperação de áreas contaminadas com metal.
Citas
DANIEL, E. S. Aplicação de cobre, crescimento, morfogênese e nutrição mineral em gramíneas tropicais. 2018. 109 p. Tese (doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo, Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages, 2018.
DANIEL, E. S. et al. Growth, gas Exchange and mineral nutrition of Xaraés grass (Brachiaria Brizantha cv Xaraés) in haplic cambisol with incresing cooper doses. Journal of Experimental Agriculture International, v. 26, p. 1-13, 2018b.
DANIEL, E. S et al. Potencial de fitorremediação de gramíneas forrageiras em ambientes contaminados com cobre. Poluição da Água, do Ar e do Solo, v. 236, n. 4, p. 1-14, 2025.
GASPARIN, A. Contaminação de solos por cobre no Brasil: revisão sobre fontes, riscos ecológicos e mitigação. 2023. 60 p. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
HANISCH, A. L. et al. SCS315 Catarina-gigante: cultivar de gramínea perene de verão produtiva e adaptada às condições de Santa Catarina. Agropecuária Catarinense, v.35, n.2, p.74-77, 2022.
ROSNIECEK, K. S. et al. Germinação para espécies forrageiras na presença de cádmio, cobre e chumbo. Revista Ciências Agroveterinárias, v. 19, n. 3, p. 270-277, 2020.