Atividade enzimática como indicadora da qualidade do solo em pastagens com inoculação e adubação nitrogenada
Palabras clave:
microbiota do solo, indicadores biológicos, sustentabilidade agrícola.Resumen
A degradação dos campos nativos do Sul do Brasil demanda práticas sustentáveis que favoreçam a recuperação da qualidade do solo. No entanto, enzimas como a β-glicosidase que está relacionada à ciclagem do carbono, e a fosfatase ácida à mineralização do fósforo orgânico, sendo ambas sensíveis à atividade microbiana, são indicadoras da qualidade biológica do solo. Este estudo avaliou a atividade das enzimas β-glicosidase e fosfatase ácida como indicadores da qualidade biológica do solo em campo nativo submetido à inoculação microbiana e adubação nitrogenada reduzida. O experimento foi instalado em uma área de campo nativo, em Curitibanos-SC, em delineamento de blocos casualizados com cinco tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos incluíram um controle (50% da adubação nitrogenada) e quatro tratamentos com a mesma dose de N associada à inoculação com Azospirillum brasilense, Bacillus subtilis, Pseudomonas fluorescens e Rhizobium tropici. As coletas de solo foram realizadas ao final do ciclo da pastagem (abril de 2024), na profundidade de 0–10 cm. As amostras foram analisadas na Embrapa Soja, utilizando o método colorimétrico. As atividades médias foram de 180,04 μg PNF g⁻¹ h⁻¹ para β-glicosidase e 1.209,77 μg PNF g⁻¹ h⁻¹ para fosfatase ácida. Os valores de Pr > Fc (0,22 e 0,98, respectivamente) indicaram ausência de diferenças estatísticas significativas. Embora os efeitos da inoculação microbiana não tenham sido estatisticamente significativos, os elevados níveis de atividade enzimática sugerem que a microbiota permanece ativa, sem prejuízo à qualidade biológica do solo, indicando potencial para uso em sistemas sustentáveis.
Citas
CARDOSO, E. J. B. N. et al. Indicadores biológicos da qualidade do solo. Londrina: EMBRAPA Soja, 2013.
GUIMARÃES, G. S. et al. Inoculação com bactérias promotoras de crescimento em pastagens. EMBRAPA Soja, Documentos, 453, 2023.
HUNGRIA, M. et al. Inoculação com Azospirillum brasilense: inovação a baixo custo. EMBRAPA Soja, 2010.
NOGUEIRA, M. A.; HUNGRIA, M. Atividade microbiana e enzimática do solo. In: Manual de Microbiologia Agrícola. EMBRAPA, 2019.
PINTO, C. E. et al. Pastagens naturais de Santa Catarina: preservação e produtividade. EPAGRI, 2014.
TABATABAI, M. A. Soil enzymes. In: Methods of Soil Analysis. Madison: SSSA, 1994.
SANTOS, H. G. et al. Manual de descrição e coleta de solo no campo. EMBRAPA Solos, 2008.
LAL, R. Restoring Soil Quality to Mitigate Soil Degradation. Sustainability, v. 7, n. 5, p. 5875–5895, 2015.