Compreensão dos estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio acerca do tema degradação de solos

Autores/as

  • Bruna Mayara Citatin Córdova 1Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages, Santa Catarina, Brasil.
  • Isabella Bellini 1Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages, Santa Catarina, Brasil.
  • Ailton Leonel Balduino Júnior Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages, Santa Catarina, Brasil.
  • Katherine Duarte Salvan 1Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages, Santa Catarina, Brasil.
  • Leandro Mendes Furtado 1Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages, Santa Catarina, Brasil.
  • Mari Lúcia Campos 1Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages, Santa Catarina, Brasil.

Palabras clave:

degradação do solo, sustentabilidade, educação ambiental

Resumen

Este trabalho analisou a percepção de estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio acerca da degradação do solo, com foco em três instituições de ensino localizadas em áreas urbanas e rurais dos municípios de Lages e Capão Alto, em SantaCatarina. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário on-line, respondido por 122 alunos, e aprovado pelo comitê de ética. A abordagem metodológica envolveu análise quantitativa das respostas objetivas e análise de conteúdodas respostas discursivas. Os dados revelaram que 62,3% dos participantes percebem degradação do solo no ambiente em que residem. A maior frequência dessa percepção foi registrada na escola A (urbana), seguida pelas escolas B (urbana) e C (rural). Em relação à compreensão sobre práticas agrícolas sustentáveis, a maioria dos alunos reconheceu a importância da rotação de culturas como estratégia para reduzir os impactos ambientais, destacando o aproveitamento diferenciado dosnutrientes pelas plantas. A comparação entre os dados evidenciou variações relacionadas ao ano escolar e à instituição de ensino, sugerindo influência do contexto educacional e territorial na formação da percepção ambiental. Os resultados apontam para a necessidade de fortalecimento da educação ambiental nas escolas, de modo a integrar o conteúdo à realidade local dos estudantes e contribuir para a construção de uma cidadania ambiental crítica e ativa.

Citas

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Publicado

2025-09-25