Estresse devido a experiências adversas na infância e suas alterações no desenvolvimento infantil durante a pandemia de COVID-19: uma revisão integrativa

Autores/as

  • Krissia Gomes Almeida Horta Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde, Universidade do Planalto Catarinense, Lages, Santa Catarina, Brasil
  • Maria Clara Marinho da Costa Uniplac
  • Andreia Biolchi Mayer Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde, Universidade do Planalto Catarinense, Lages, Santa Catarina, Brasil
  • Lilia Aparecida Kanan Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde, Universidade do Planalto Catarinense, Lages, Santa Catarina, Brasil

Palabras clave:

desenvolvimento infantil, experiência adversa na infância, COVID-19

Resumen

Durante a pandemia de COVID-19, a sociedade necessitou de adaptações e enfrentou transformações decorrentes de medidas adotadas, como medidas restritivas para conter a disseminação do vírus. Essas restrições provocaram aumento nos níveis de estresse, intensificando vulnerabilidades pré-existentes e expondo ainda mais crianças e adolescentes a situações adversas, com possíveis consequências no desenvolvimento psicológico e emocional, tanto a curto quanto a longo prazo. Diante desse contexto, este trabalho teve como objetivo descrever, por meio de uma revisão integrativa da literatura, os impactos do estresse e seus possíveis efeitos no desenvolvimento infantil, especialmente em decorrência das experiências adversas intensificadas durante a pandemia. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa utilizando o método PRISMA e a estratégia PICO. Os estudos analisados indicaram que a pandemia agravou experiências adversas na infância, refletindo em importantes consequências na saúde mental de crianças e adolescentes, como o aumento de problemas emocionais e comportamentais, elevação dos níveis de estresse e distúrbios de sono, os quais podem comprometer o neurodesenvolvimento. Além disso, os resultados ressaltam a relevância de fatores de proteção, como a resiliência familiar e comunitária, na mitigação desses efeitos e na prevenção de agravos ao desenvolvimento.

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Publicado

2025-10-02