Ações e estratégias para o combate efetivo ao câncer ginecológico no Brasil

Autores/as

  • Thiago Pereira Goulart Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Palabras clave:

Câncer, Ginecologia, Prevenção

Resumen

O presente estudo buscou realizar um levantamento na literatura especializada, em língua portuguesa e com divulgação na íntegra em periódicos de acesso livre, sobre as principias ações e estratégias atinente ao combate ao câncer ginecológico no Brasil. Assim, o trabalho realizou uma revisão narrativa, a qual aliou busca sistematizada em duas das principais bases de indexação de literatura de acesso aberto no Brasil - BVS e Scielo –   a fim de caracterizar as ações predominantes em termos de práticas de rastreio, prevenção, terapêutica e segmento das patologias neoplásicas que mais incidem sobre a população feminina em todos os ciclos de vida. Dessa maneira, encontrou-se forte tendência em centrar ações no tratamento e segmento, além da prevenção secundária. Assim, o conjunto de dados suscitados na análise, após análise crítica a partir das práticas hegemônicas na saúde pública brasileira, evidenciam a necessidade de reorientar os esforços para ações e estratégias de maior amplitude em termos de rastreio e prevenção, além da individualização e da humanização dos cuidados em saúde nesse segmento.

Citas

MALUF, F.D.; MARQUES, R.; ABDO, E. Câncer ginecológico – endométrio, cérvice. In: BUZAID, AC. Manual de oncologia clínica. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2004

MENDES, E.C; VASCONCELLOS, L. Cuidados paliativos no câncer e os princípios doutrinários do SUS. Saúde em Debate, v. 39, p. 881-892, 2015.

SILVA, I.T., GRIE, R.H., ROTENBERG, L. Apoio social e rastreamento de câncer uterino e de mama entre trabalhadoras de enfermagem. Revista Latinoamericana de Enfermagem, v.17, n.4, p.514-521, 2009.

SOARES, M. C. et al. Câncer de colo uterino: atenção integral à mulher nos serviços de saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 32, n. 3, p. 502-508, 2011.

SUNG, H. et al. Global cancer statistics 2020: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA: A Cancer Journal for Clinicians, v.71, n.3, p.209-249, 2021.

Publicado

2023-08-28