Integração de saberes: fisiologia no encontro entre biomedicina e educação física

Autores

  • Letícia da Costa dos Santos Graduanda em Biomedicina pela Universidade do Planalto Catarinense, Lages, Santa Catarina, Brasil.
  • Amanda Bassoli Branco Graduanda em Biomedicina pela Universidade do Planalto Catarinense, Lages, Santa Catarina, Brasil.
  • Renata Branco Coelho Graduanda em Biomedicina pela Universidade do Planalto Catarinense, Lages, Santa Catarina, Brasil.
  • Valentina Jung Graduanda em Biomedicina pela Universidade do Planalto Catarinense, Lages, Santa Catarina, Brasil.
  • Paulo Roberto Alves Falk Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, Lages, Santa Catarina, Brasil.
  • Elisa Maria Rodriguez Pazinatto Telli Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, Lages, Santa Catarina, Brasil.

Palavras-chave:

fisiologia, interdisciplinaridade, formação em saúde

Resumo

Este estudo analisa como o ensino da fisiologia atua como elo entre os cursos de Biomedicina e Educação Física. O ensino da fisiologia representa um ponto de convergência entre diferentes áreas da saúde, sendo fundamental tanto para a compreensão clínica quanto para a atuação sobre o corpo em movimento. Este trabalho tem como objetivo analisar como o ensino da fisiologia pode ser compartilhado entre os cursos de Biomedicina e Educação Física, promovendo uma formação integrada entre os campos. A pesquisa utilizou revisão narrativa da literatura, com seleção de textos que discutem o ensino da fisiologia e a interdisciplinaridade no contexto acadêmico. A análise identificou três eixos centrais: a importância da fisiologia na área da saúde, os limites da proposta disciplinar isolada e as oportunidades para práticas interdisciplinares no ensino superior. Os resultados apontam que ainda há distanciamento entre os saberes, mas destacam experiências que favorecem a possibilidade de aliar teoria e prática por meio de metodologias conectadas e projetos colaborativos. Conclui-se que a integração entre os campos amplia a compreensão sobre o corpo humano e fortalece a formação de profissionais preparados para os desafios complexos da saúde.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Registro em: 20 dez. 2017.

CAMARGO JUNIOR, Kenneth Rochel de. A biomedicina. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, p. 177-201, 2005.

CUNHA, Igor de Carvalho. Interdisciplinaridade na Educação Física. Unisanta Humanitas, Santos, v. 11, n. 1, p. 23-35, ago. 2022.

FAZENDA, Ivani. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. 199 p.

MOREIRA, Andressa da Costa et al. Levantamento do perfil do biomédico durante a graduação e no mercado de trabalho atual: projeto interdisciplinar de curso. Brazilian Journal of Development, [s. l], v. 6, n. 8, p. 60509-60517, 2020.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006. 120 p.

SAAB JUNIOR, Edmond. Os Segredos da Longevidade: um verdadeiro manual para ser saudável e viver mais por meio da alimentação, da medicina preventiva e do equilíbrio do seu organismo. São Paulo: Citadel, 2019. 288 p.

SILVANY, Marco Antonio Araujo. A importância do ensino da Fisiologia nos cursos da área de saúde. Revista Sociedade Científica, Salvador, v. 7, n. 1, p. 1221-1237, fev. 2024.

SOUZA, Rosana Sandri Eleutério de; ROJAS, Jucimara. Educação Física e

Interdisciplinaridade na Educação de Infância. Motrivivência, Florianópolis, v. 20, n. 31, p. 207-222, jul. 2010.

Downloads

Publicado

2025-09-25