Significações do Trabalho Infantil para famílias acompanhadas pelo PETI de um município catarinense

Autores

Palavras-chave:

Trabalho Infantil., Psicologia Sócio-Histórica., Assistência Social., Políticas Públicas.

Resumo

O presente artigo se apresenta como produção científica no campo da Psicologia Social Comunitária e teve como objetivo compreender a significação atribuída ao trabalho durante a infância/adolescência por famílias acompanhadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de um município catarinense de grande porte. A significação do trabalho infantil, tema pouco explorado na literatura acadêmica, se apresenta como um processo de mediação de signos da cultura e práticas intergeracionais. Visando a compreensão da realidade social em sua complexidade, delineou-se uma pesquisa qualitativa fundamentada na perspectiva sócio-histórica, desenvolvida durante estágio curricular no PETI. Os instrumentos utilizados na obtenção das informações foram as entrevistas semiestruturadas e um questionário sociodemográfico, a interpretação dos resultados se utilizou do método de análise de conteúdo, pelo qual foram elencadas categorias analíticas para orientar o diálogo entre os discursos dos sujeitos e a bibliografia especializada sobre o tema. Os resultados indicam a valorização moral do trabalho como elemento central do processo de significação, a vivência de trabalho infantil se apresentou de forma ambígua pois, apesar de gerar danos e violações de direitos fundamentais, surge nos discursos como solução para as questões da vulnerabilidade socioeconômica, marginalidade e criminalidade. A discussão produzida neste artigo se mostrou relevante por fornecer subsídios teóricos para qualificação da prática da psicologia social comunitária no âmbito das políticas públicas.

Biografia do Autor

Kalebe Klauberg, UNIPLAC

Psicólogo Graduado pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). 

Joseane de Oliveira Luz, UNIPLAC

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora participante do grupo de pesquisas sobre deficiência (NED) da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente na Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC.

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Publicado

2025-11-12