Influência do uso e ocupação na qualidade da água da bacia do Itajaí: uma revisão

Autores

  • Fernanda Bet
  • Aline Chaves Alves
  • Gabriela Tenório de Lacerda Melo Alves
  • Maryane Gislayne Cordeiro de Queiroz

Palavras-chave:

Recursos hídricos, Planejamento territorial, Saúde pública

Resumo

Preservar os recursos hídricos é determinante para a manutenção da disponibilidade hídrica em quantidade e qualidade adequados para atender as atividades humanas. Neste ensejo, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as principais pesquisas realizadas na bacia do Itajaí, com enfoque para a avaliação da qualidade da água associada ao uso e ocupação do solo. O trabalho apresenta uma revisão de literatura, dos impactos que a ação antrópica tem causado, no período de 2004 a 2023, na qualidade das águas. A área de estudo corresponde a bacia hidrográfica do rio Itajaí. A partir dos estudos identificou-se interferência do uso e ocupação do solo na qualidade de mananciais ao longo da bacia e, que a classe de enquadramento de acordo com os usos preponderantes não condiz com a realidade da bacia hidrográfica. As análises de coliformes termotolerantes apresentaram limites em desconformidade com a legislação vigente, o que influência na saúde pública da população.

Referências

BARRETO, L. V. et al. Relação entre vazão e qualidade da água em uma seção de rio. Revista Ambiente & Água – An Interdisciplinary Journal of Applied Science, v. 9, n. 1, p. 118-129, 2014.

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Resolução nº 357 de 17 de março de 2005. Brasília, 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2005, págs. 58-63.

LIBOS, N. M. C.; PINHEIRO, A.; GIRARDI, R. Análise espacial de dados de monitoramentos de qualidade de água em Santa Catarina. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 16, n. 2, p. 672-687, jan. 2023.

PEREIRA FILHO J. et al. Spatial changes in the water quality of Itajaí-Açu fluvial-stuarine system, Santa Catarina, Brazil. Annais of the Brazilian Academy of Sciences, v. 82, p. 963-982, 2010.

PIAZZA, G. et al. Caracterização espaço-temporal da qualidade das águas superficiais dos mananciais de abastecimento de Blumenau/SC. Revista de Gestão de Água da América Latina, v. 14, n. 1, p. 8-8, 24 nov. 2017.

PINHEIRO, A.; LOCATELLI, N. D. Evoluções espaciais e temporais da qualidade das águas dos mananciais superficiais da bacia do Itajaí. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 11, n. 3, p. 71-77, 3 jul. 2006.

RÖRIG, L. R. Usos múltiplos e qualidade das águas da Bacia do Baixo Itajaí-Açú-SC: elementos para um gerenciamento integrado. 2005. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, Ciências Biológicas, São Carlos, 2005.

SDS - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina. 2018.

SINGH, P. et al. Hydrological inferences from watershed analysis for water resource management using remote sensing and GIS tecniques. The Egyptian Journal of Remote Sensing and Space Sciences, v.17, p. 111- 121, 2014.

SIRHESC - SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE RECURSOS HÍDRICOS DE SANTA CATARINA. Planos de Recursos Hídricos de Bacia Hidrográfica. 2008.

VIBRANS, A. C. Análise multitemporal da cobertura florestal da bacia do Itajaí. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. 2003.

VIEIRA, I. C. et al. Predileção de riachos para o monitoramento da qualidade da água: um serviço ecossistêmico de provisão na bacia hidrográfica do rio Itajaí-mirim (Brasil). Centro de Estudos Geográficos, v. 121, 2022.

VIEIRA, I. C. B.; RIBEIRO, E. A. W. Influência do uso e ocupação do solo na qualidade da água no rio Itajaí-Açu, Santa Catarina. Revista de Geografia, v. 38, n. 2, p. 396, 23 jul. 2021.

VON-AHN, C. M. E; PEREIRA FILHO, J. Diagnóstico da qualidade de água ao longo do estuário do rio Itaja-Açu, SC. Revista Brasileira de Recursos Hídricos. v. 20, p. 331-342, 2015.

VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. Desa – UFMG, 1996. 243 p. v. 1.

UNIVALI – UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ. Monitoramento Ambiental do Estuário do Rio Itajaí-Açu na Área de Influência do Porto de Itajaí. 2012.

Downloads

Publicado

2023-11-16