Óleos essenciais para melhora da concentração durante avaliações escolares em estudantes de escola pública: relato de experiência
Palavras-chave:
Óleos essenciais. Estudantes. Ansiedade.Resumo
Este estudo relata o uso de óleos essenciais para melhorar a concentração durante as provas em estudantes do novo ensino médio em uma escola pública em São Joaquim-SC. Observou-se uma melhoria nas notas e médias dos estudantes, sugerindo que a utilização de óleos essenciais pode ser uma solução para aliviar a ansiedade e melhorar a concentração durante a realização de provas. Este estudo propõe que o uso de óleos essenciais seja considerado em escolas ou rotinas de estudo para melhorar o desempenho dos alunos.
Referências
ANDREI, P.; COMUNE, A. P.; Aromatherapy and its applications. Centro Universitário São Camilo, São Paulo. 2005.
SANTA CATARINA - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO-SED. Currículo Base do território catarinense: Caderno 2- formação geral básica: Secretaria de Estado da Educação, Florianópolis: Coan, 2021.
SANTOS, M. V. J. et al. Práticas Integrativas na promoção à saúde em doenças crônicas: Uma revisão de literatura. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, v. 9, p. 41-56, 2019.
KIM, S. et al. The Effect of Lavender Oil on Stress, Bispectral Index Values, and Needle Insertion Pain in Volunteers. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, v. 17, n. 9, p. 823–826, set. 2011.
NEMATOLAHI, P. et al. Effects of Rosmarinus officinalis L. on memory performance, anxiety, depression, and sleep quality in university students: A randomized clinical trial. Complementary Therapies in Clinical Practice, v. 30, p. 24–28, fev. 2018.